Como Funciona o SINDESU?

O que pretende o SINDESU

O SINDESU tem como objetivo organizar o sistema de produção, comercialização, consumo e de finanças que envolvem os Povos Tradicionais de Matriz Africana, tornando-os protagonistas destes sistemas e promovendo uma teia de desenvolvimento sustentável e solidário que interligue territórios nacionais, respondendo as necessidade locais destes Povos.

O SINDESU configura-se em

📌 COOPTMA – FECOOPTMA – CONFECOOPTMA

📌 Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (federação e confederação)

📌 FUNDO SOLIDÁRIO UBUNTU

📌 MOEDA SOCIAL GRÃO DIGITAL

📌 BANCO GRÃO – De Desenvolvimento Sustentável dos Povos Tradicionais de Matriz Africana

📌 REDE UBUNTU


Coordenação colegiada SINDESU

Coordenação Financeira

Conduz os processos econômicos do Banco Grão e do Fundo Ubuntu. É dele a função de, por exemplo, receber os recursos das vendas e liberar recursos para as despesas decorrentes dos processos em geral.

Sua missão é contribuir para o desenvolvimento econômico, social, educacional e sustentável dos POTMAS, aplicando soluções financeiras adequadas, por meio do cooperativismo, trazendo benefícios e qualidade de vida aos nossos cooperados e associados.

Coordenação de Articulação Política

Administra as relações com instituições e com o Estado para a aquisição de produtos para o SINDESU. Da mesma forma, estabelece relações com os POTMAS e suas UTTs, com novas tecnologias da relação povo-cidade. É ela que auxilia na construção de novas legislações nas esferas municipais, estaduais, nacionais e internacionais que serão as pontes entre o contexto reparatório do holocausto da escravidão, tipificado como crime de lesa humanidade na Conferência de Durban, e a sociedade.

Coordenação de Comunicação

Constrói e executa as estratégias de marketing, propaganda e publicidade. Também é responsável pelo planejamento das vendas na ponta (consumidor final).


Negociação e Compra

📌 Administrado pela Coordenação de Articulação Política do FONSANPOTMA, a negociação envolve todo o processo de prospecção, contato e desenvolvimento de relações com fornecedores dos produtos e serviços que serão comercializados pelo SINDESU.

📌 É aqui também que é feita a verificação de toda a legislação que envolve a comercialização dos itens a serem adquiridos pelo SINDESU, de modo inclusive a pensar melhores diretrizes políticas para facilitar o processo.

📌 Finalizada esta etapa e aprovadas as aquisições/contratações pela Coordenação Financeira, é feita a compra.

Este procedimento de negociação e compra é observado no que acontece para as COOPTMAS, FECOOPTMAS e CONFECOOPTMAS, em que a Articulação Política faz a pesquisa e o contato com os criadores de caprinos, suas cooperativas e os Estados de onde são oriundos, de modo a garantir melhores preços, condições e qualidade do que será posteriormente vendido. O mesmo ocorre para diversos outros produtos como grãos, velas, verduras, tecidos, itens de barro, etc., que sejam de necessidade dos Povos Tradicionais de Matriz Africana em suas UTTs.

Estabelecimentos Parceiros

Uma vez que o propósito do SINDESU é o desenvolvimento econômico dos POTMA, torna-se necessário que o sistema facilite a relação comercial entre as pessoas e os estabelecimentos onde fazem suas compras cotidianas.

Para isso, o comércio em questão precisa passar a aceitar a moeda Grão Digital mediante a abertura de uma conta especial no Banco Grão, permitindo transações com a nossa moeda.

As adesões ocorrem através de um Agente de Reterritorialização que aplica as estratégias comerciais definidas pelo SINDESU.